domingo, 26 de fevereiro de 2012

PROJETO CONECTARINOS


PROJETO CONECTARINOS


Santana-AP
2010

INSTITUIÇÃO DE ENSINO: Escola Estadual Afonso Arinos de Melo Franco
DIRETOR: Domingos Souza da Silva
DIRETOR-ADJUNTO: Josiane da Silva Pereira
SECRETÁRIA ESCOLAR: Gisele

AUTORES DA PROPOSTA:
  • Bárbara Cristina de Melo Miranda Trindade: Licenciada em Pedagogia/ Especialista em Gestão Escolar, Orientação, Supervisão e Direção/ Especialista em Magistério Superior/ Especialista em Mídias na educação/ Treinamento em Ambiente Eproinfo/ Tecnologias na Educação: Aprendendo e Ensinando com as TIC’s – NTE – Marco Zero
  • Josiane da Silva Pereira: Licenciada em Letras/ Treinamento Ambiente Eproinfo/ Tecnologia na Educação: Aprendendo e Ensinando com as TIC’s- NTE- Marco Zero
  • Manoel de Jesus Monteiro Pinto: Licenciado em Matemática/ Licenciado em Ensino Religioso/ Treinamento em Ambiente Eproinfo/ Tecnologia na Educação: Aprendendo e Ensinando com as TIC’s/ Especialista em Mídias na Educação - UNIFAP







PROJETO DE INLCUSÃO DIGITAL
CONECTARINOS


PROBLEMÁTICA
A utilização e acesso a variadas mídias tanto no contexto escolar quanto no social é um dos pontos apresentados no Projeto Federal GESAC, que visa promover inclusão digital e a capacitação da comunidade escolar e seu entorno o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC’s, e através do uso destas ferramentas, viabilizando a inclusão digital e social dos atendidos pelo Programa.
Os professores habilitados e responsáveis pelo LIED devem desenvolver curso de informática a comunidade local, oficina de capacitação em TIC’s aos demais professores e funcionários da escola, acesso à internet para uso livre aos alunos em atividades pedagógicas orientadas e subsidiadas pelos multiplicadores (professores capacitados em oficinas). As capacitações deverão visar transferir conhecimentos sobre: inclusão digital, serviços da rede GESAC, software livre, entre outros.
JUSTIFICATIVA
Vivemos numa sociedade em constantes mudanças tanto políticas e econômicas quanto culturais, provocadas pelos avanços científicos e tecnológicos que influenciam significativamente em nosso cotidiano, e a escola como instituição de ensino não poderia ficar alheia a tais efeitos.
Castells, salienta que as escolas e universidades são “... um dos principais agentes de difusão de inovações sociais porque gerações após gerações de jovens que por ali passam, ali conhecem novas formas de pensamento, administração, atuação e comunicação e se habituam com ela”.
Constata-se essa afirmativa quando nos deparamos com alunos utilizando os mais variados inventos tecnológicos como aparelhos celulares, notebook , pen driver, e etc... Nas escolas, em sua maioria, existem ambientes que possibilitam a utilização de recursos tecnológicos: laboratório de informática e TV escola; Além de dispormos de recurso de áudio e vídeo, temos também a televisão que não poderia ficar esquecida. Mas o grande interesse de jovens e adolescentes é sem dúvidas a internet que vem possibilitando a ampliação e a rapidez ao acesso à sociedade da informação e comunicação. Esses jovens e adolescentes integram-se e comunicam-se de maneira global e aparente, criando novos diálogos, novas idéias de mundo e sociedade.
É necessário que sejam criados, no ambiente escolar, meios para que os alunos possam ter acesso a essa sociedade. Precisamos conduzi-los com clareza, com planejamento, com segurança, com conhecimento de causa. Projetos escolares que visem atender uma clientela de alunos variada –aqueles que possuem acesso as TIC e internet, e os que não possuem- propiciando de maneira inclusiva condições viáveis à sociedade da informação e comunicação, pois possuímos laboratório de informática, TV escola, recursos áudio visuais -TV e DVD, além de jornais e revistas- mídia impressa.
Aos professores e demais funcionários da escola, e necessário disponibilizar atendimento que os oriente e esclareça quanto ao uso adequado das mídias no contexto escolar.
A comunidade em torno da escola também precisa ser inserida neste processo, através de cursos de informática que os faça participar integralmente da realidade educacional da instituição.
O projeto denominado CONECTARINOS visa incluir ás tecnologias de informação e comunicação_ TIC ao cotidiano escolar e a comunidade local. Destinado a moradores da comunidade local, professores, funcionários e alunos das séries iniciais e finais do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos (EJA) da Escola Estadual Afonso Arinos de Melo Franco situada na Avenida Amapá-829, área portuária, município de Santana-AP, que atende uma clientela de 1300 alunos.

OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Propiciar ao ambiente escolar a utilização e integração de várias mídias com intuito de reconstruir e subsidiar informações necessárias para produção, construção e reconstrução do conhecimento, integrando o agir, o pensar, o raciocinar, dos professores, alunos e moradores da comunidade local na elaboração e reformulação de idéias e conceitos, na perspectiva de uma aprendizagem significativa no contexto escolar e social.

Objetivos específicos:
  • Possibilitar acesso as tecnologias de comunicação e informação- TIC, no cotidiano escolar,
  • Favorecer contato e a utilização do Sistema Operacional Linux Educacional;
  • Propiciar fontes de pesquisa;
  • Incentivar novas buscas, descobertas, compreensões indagações em relação a sua vivência social, integrando novos conceitos, idéias e valores,
  • Criar argumentos e que Incentivem a procura de novas fontes de pesquisa em variadas mídias;
  • Conduzir meios para utilização do computador e da internet numa perspectiva de produção e indagação;

RECURSOS MEDOLÓGICOS

·         Jornal Impresso e revistas: noticias locais;
·         Televisão: notícias locais, nacionais e internacionais;
·         TV escola: vídeos de canais educativos.
·         Laboratório de Informática- LIED: computador e internet.

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
  • Português/ Matemática /História /Ciências/ Geografia /Ensino Religioso/ Artes/ Educação Física/ Redação /Projetos /Estudos Amapaense/ Língua Estrangeira.

PROCEDIMENTOS DE ENSINO

Direcionado aos Professores e Funcionários:

1-    Deverão ser ministrados treinamentos para assimilação e utilização do uso adequado do Sistema Linux Educacional;
2-    Os professores e demais funcionários terão acesso ao treinamento a partir de cronograma montado pelo SOE;
3-    A carga horária será de 40 horas.
4-    Haverá certificação.

Direcionado aos alunos:

1-    Deverá ser desenvolvido a partir de informações coletadas por intermédio das mídias existentes na escola e as de proveniência do meio social em que os alunos estão inseridos, bem como de outras adquiridas em jornais impressos e programas televisivos;
2-    Os alunos deverão ser primeiramente familiarizados com o ambiente - Laboratório de Informática Educacional – LIED, e o blog que será criado para postagem de seus trabalhos, orientados pelos professores das turmas;
3-    Em horário especifico pré estabelecido pelo Serviço de Orientação Escolar. Após orientação e acompanhamento dos professores das turmas e/ou das disciplinas envolvidas, os alunos deverão ser encaminhados ao LIED onde todas as informações coletadas em pesquisa de modo geral, deverão ser postadas no blog;
4-    Os registros e procuras ao LIED, serão feitos pelo professor responsável pelo ambiente, utilizando relação de alunos por turma e professores, disponibilizado pela secretaria escolar da instituição;
5-    O Projeto será executado de maneira abrangente, onde alunos e professores das séries iniciais e finais do ensino fundamental (1º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos – EJA- regularmente matriculados na escola, poderão ter oportunidade de acesso ao LIED utilizando o computador e a conexão à internet, em acordo ao item 3;
6-    Quanto as critério de avaliação deverão ser decorrentes dos registros e procuras ao LIED, onde o professor constatará as postagens feitas por cada aluno. 
7-    O professor também deverá reunir os alunos em sala de aula para verificarem os registros realizados e seus posicionamentos quanto à execução do projeto.

Direcionado a comunidade local:

1-    Serão ministrados curso de informática básica durante dois dias na semana, com carga horária de 20 horas, sempre no horário noturno.
2-    Os moradores da comunidade terão acesso ao Sistema Operacional Linux Educacional e suas ferramentas básicas de utilização.
3-    Haverá certificação.


CRONOGRAMA


Meses
Ações
Capacitação aos Professores e Demais Funcionários
Familiarização ao Ambiente
Pelos Alunos
Postagens no Blog
Cursos Oferecidos a Comunidade 
Avaliação
Fevereiro
X


X

Março

X
X
          X

Abril

X
X
X

Maio

X
X
X

Junho

X
X
X
X
Agosto
X


X

Setembro

X
X
X

Outubro

X
X
X

Novembro

X
X
X

Dezembro
X

X

X

                      
AVALIAÇÃO

Os participantes, incluindo professores, corpo técnico e Direção da Escola, deverão realizar levantamento das ações e benefícios do projeto quanto à inclusão aos alunos, professores e a comunidade bem como as  mudanças ocorridas no contexto educacional. Considerando pontos negativos e positivos e posteriores modificações se necessárias.

RESULTADOS

Alcançar metas e objetivos traçados no projeto a fim de possibilitar o acesso as Tecnologias de Informação e Comunicação- TIC, de maneira significativa valorizando a vivência dos alunos e redimensionando-as ao contexto escolar.
Com a integração de professores-multiplicadores, deseja-se nortear a prática pedagógica no contexto escolar dando acesso a sociedade de informação e comunicação.
Aos moradores da comunidade, oferecer possibilidades de inclusão junto as tecnologias de comunicação e informação, além de propor condições necessárias para o uso do computador e internet.
O Projeto visa atender e estender o uso das TIC’s numa perspectiva inovadora de inclusão digital a todos os envolvidos.
“A Pedagogia de Projetos deve permitir que o aluno aprenda fazendo e reconheça a própria autoria daquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto. Nessa situação de aprendizagem, o aluno precisa selecionar informações significativas, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto, de idéias, enfim, desenvolver competências interpessoais para aprender de forma colaborativa com seus pares”. (Moran. José Manoel)


RERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA

Almeida, Elizabeth Biancondini de. PGM2- Tecnologias na escola: criação de redes de conhecimento.

Martins, Maria Cecília. Situando o uso de mídia em contextos educacionais. Maria Perrenoud, Philippe. Dez novas competências para uma nova profissão.

Moran, José Manoel. Tecnologia, currículo e projetos.

Salgado, Maria Umbelina Caiafa. Tecnologias da educação: ensinado e aprendendo com TIC. Guia do Cursista. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação à distância. 2008

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