segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

PROJETO INTEGRANDO MIDIAS AOS SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL


PROJETO

 INTEGRANDO MÍDIAS AOS
SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL


1-  PROBLEMÁTICA
No contexto de qualquer instituição educacional existem variadas mídias e diferentes ambientes para sua utilização. Há um ambiente especifico para o uso do computador e internet, para utilizarmos a TV e o vídeo, além de haver no espaço para material impresso e alunos que possuem objetos tecnológicos inovadores e que despertam o interesse dos demais alunos.
Não há como negar o fato de vivemos em uma sociedade em constantes mudanças tanto políticas quantos culturais e essas provavelmente ocorrem devido aos avanços científicos e tecnológicos ocorridos nas ultimas décadas, e a escola como instituição de ensino não poderia ficar alheia a essas mudanças.
Assim, a instituição de ensino e seus responsáveis diretos – gestores e professores- devem articular estratégias de ensino que integrem o uso das mídias no contexto escolar de forma prazerosa e significativa.
 
2-  JUSTIFICATIVA
A instituição de ensino CEPS com a elaboração do Projeto “ Integrando Mídias aos Saberes da educação profissional” visa propiciar ao processo educacional a integração das mídias existentes no Centro, através da utilização dos ambientes tecnológicos disponíveis, sendo: TV Escola, Biblioteca e Laboratório de Informática numa integração de todo o corpo docente e discente além de possibilitar o acesso permanente de todos os envolvidos.
A dinâmica de execução ocorrerá durante o ano letivo que se segue, obedecendo módulos dos cursos e as disciplinas relacionadas, subsidiando o fazer pedagógico em sala de aula e nos ambientes tecnológicos da instituição.
A integração das mídias favorecerá a assimilação de conteúdos propostos através da vivência do aluno, da formulação e da reformulação do conhecimento sistemático.
É necessário que sejam criados, no ambiente educacional, meios para que os alunos possam ter acesso a sociedade da informação e comunicação. Precisamos conduzi-los com clareza, com planejamento, com segurança, com conhecimento de causa. Projetos educacionais que visem atender uma clientela de alunos variada –aqueles que possuem acesso as TIC e internet, e os que não possuem- propiciando de maneira inclusiva condições viáveis à sociedade da informação e comunicação, pois possuímos laboratório de informática, TV escola, recursos áudio visuais -TV e DVD, além de jornais e revistas- mídia impressa - Biblioteca.
Castells, salienta que as escolas e universidades são “... um dos principais agentes de difusão de inovações sociais porque gerações após gerações de jovens que por ali passam, ali conhecem novas formas de pensamento, administração, atuação e comunicação e se habituam com ela”.

3-  OBJETIVOS
3-1. Objetivo Geral:
Propiciar ao ambiente educacional a utilização e integração de várias mídias com intuito de reconstruir e subsidiar informações necessárias para produção, construção e reconstrução do conhecimento, integrando o agir, o pensar, o raciocinar, dos alunos na elaboração e reformulação de idéias e conceitos, na perspectiva de uma aprendizagem significativa no contexto educacional e social.

3.2- Objetivos específicos:
  • Possibilitar acesso as tecnologias de comunicação e informação- TIC, no cotidiano educacional,
  • Propiciar fontes de pesquisa;
  • Incentivar novas buscas, descobertas, compreensões indagações em relação a sua vivência social, integrando novos conceitos, idéias e valores,
  • Criar argumentos que incentivem a procura de novas fontes de pesquisa em variadas mídias;
  • Conduzir meios para utilização do computador e da internet numa perspectiva de produção e indagação.

4-  RECURSOS TECNOLÓGICOS:
·         Televisão: notícias locais, nacionais e internacionais;
·         Máquina Digital e celular: registros de imagens;
·         TV escola: vídeos de canais educativos;
·         Laboratório de Informática edificações: computador e internet;
·         Laboratório de Informática de eletroeletrônica: computador e internet;
·         Biblioteca: material impresso.


5-  DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
  • Curso de Edificação: Módulo I - Informática Básica/ Legislação Aplicada/ Desenho Técnico/ Materiais de Construção/ Mecânica de Solos/ Tecnologia das Construções/ Topografia/ Resistência dos Materiais e Estabilidade das Construções ; Modulo II – Projeto de Arquitetura Informatizado I/ Projeto de Instalações Elétricas/ Projeto de Instalações Hidrossanitárias/ Projeto Estrutural/ Sociologia do Trabalho/ Tecnologia das Construções II; Módulo III – Projeto de Arquitetura Informatizado/ Higiene e Segurança do Trabalho/ Gerenciamento de Projetos/ Tecnologia das Construções III/ Patologia das Construções/ Apropriação e Orçamento de Obras/ Empreendedorismo.
  • Curso de Técnico em Eletroeletrônica: Módulo I - Informática Básica/ Legislação Aplicada/ Projeto Elétrico Predial Informatizado/ Estatística Aplicada/ Eletrônica Analógica/ Higiene e Segurança no Trabalho/ Instalação e Manutenção Elétrica Predial; Módulo II – Projeto Elétrico Industrial Informatizado/ Sociologia do Trabalho/ Eletricidade II/ Eletrônica Digital/ Instalações Elétricas Industriais/ Máquinas Elétricas/ Controle e Automação de Sistemas Industriais – CLP; Módulo III – Eletrônica Industrial de Potência/ Administração Industrial/ Eletrohidráulica e Eletropneumática/ Instrumentação e Controle de Processos/ Empreendedorismo/ Equipamentos Industriais e de Processos.
 

6-  PROCEDIMENTOS DE ENSINO:
1-   Deverá ser desenvolvida a partir de informações coletadas por intermédio das mídias digitais existentes na escola e as de proveniência do meio social em que os alunos estão inseridos.
2-   Em sala de aula, deverão ser escolhidas fotos e material digitalizado, trazidos pelos alunos;
3-   Na TV Escola e Biblioteca, os alunos deverão ter acesso ao material impresso que reorganize e dê fontes de pesquisa aos conteúdos selecionados;
4-   Os alunos deverão ser familiarizados com o ambiente tecnológico para registro de suas informações - Laboratório de Informática Educacional – LIED;
5-   Em horário especifico estabelecido pelo Serviço de Orientação Escolar, Direção e professores. Após orientação e acompanhamento dos professores das turmas e/ou das disciplinas envolvidas, os alunos deverão ser encaminhados ao LIED onde todas as informações coletadas em pesquisa de modo geral, deverão ser postadas no blog da instituição escolar;
6-   Os registros e procuras ao LIED, serão feitos pelo professor responsável pelo ambiente, utilizando relação de alunos por turma e professores, disponibilizado pela secretaria escolar da instituição;
7-   O Projeto será executado de maneira abrangente, onde alunos e professores dos cursos de edificação e eletroeletrônica ( pós-médio) regularmente matriculados no centro, poderão ter oportunidade de acesso ao LIED utilizando o computador e a conexão à internet, em acordo ao item 4;
8-   Quanto as critério de avaliação deverão ser decorrentes dos registros e procuras ao LIED, onde o professor constatará as postagens feitas por cada aluno. 
9-   O professor também deverá reunir os alunos em sala de aula para verificarem os registros realizados e seus posicionamentos quanto à execução do projeto.


7-  CRONOGRAMA:


Meses
Ações
Coleta de Dados (registros, fotos e material digitalizado)
Seleção das Informações coletadas
Familiarização aos Ambientes
Pelos Alunos

Postagem no Blog
Avaliação
Fevereiro
X
X
X

Março
X
X
X
       X
X
Abril
X
X
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Maio
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Junho
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Agosto
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Setembro
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Outubro
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Novembro
X
X
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Dezembro
X
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X
X
X




                      
8-  AVALIAÇÃO:

Os participantes, incluindo professores, corpo técnico e Direção do centro, deverão realizar levantamento das ações e benefícios do projeto junto ao contexto educacional. Considerando pontos negativos e positivos e posteriores modificações se necessárias.



09-              RESULTADOS:

Alcançar metas e objetivos traçados no projeto a fim de possibilitar o acesso as Tecnologias de Informação e Comunicação- TIC, de maneira significativa valorizando a vivência dos alunos e redimensionando-as ao contexto educacional.
O Projeto visa atender e estender o uso das TIC’s numa perspectiva inovadora de inclusão a todos os envolvidos.



  
12-              REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Martins, Maria Cecília. Situando o uso de mídia em contextos educacionais.

Moran, José Manoel. Tecnologia, currículo e projetos

Salgado, Maria Umbelina Caiafa. Tecnologias da educação: ensinado e aprendendo com TIC. Guia do Cursista. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação à distância. 2008
 

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